Após a partida de almanaque do Equador e o gol salvador de Gonzalo Plata diante da Alemanha, nesta quinta, o Flamengo chegou a três Copas do Mundo seguidas com jogadores do clube balançando as redes. No Brasil, foi o único a alcançar a marca neste período. O Botafogo parece não ter gostado muito da situação e respondeu nas redes sociais neste sábado.
— GOLS EM 5 COPAS SEGUIDAS, O CLUBE QUE TRANSFORMOU O BRASIL NO PAÍS DO FUTEBOL: BOTAFOGO — colocou o alivinegro na legenda do post, que traz Nilton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo, Zagallo, Rildo e Jairzinho; todos jogavam no Botafogo quando marcaram e os gols saíram em cinco Copas seguidas.
A saga do glorioso começa em 1958, primeira Copa do Mundo vencida pelo Brasil. Naquela edição, Nilton Santos balançou as redes uma vez contra a Áustria, uma goleada por 3 a 0 logo no primeiro jogo do Mundial. Didi marcou na vitória por 5 a 2 diante da França, na semifinal, e contribuiu para as estatísticas alvinegras.
O Chile, em 1962, foi o Mundial que viu a maior quantidade de gols botafoguenses: foram 8! Garrincha marcou quatro vezes, Amarildo três vezes e Zagallo balançou as redes uma vez. Um dos gols de Amarildo, inclusive, foi mega importante para a conquista do título: ele foi um dos jogadores a marcar um gol na Tchecoslováquia na final do Mundial, vencida pelo Brasil por 3 a 1.
Em 1966, na Copa da Inglaterra, Rildo marcou um gol. Nas duas Copas seguintes, o mundo viu a dinastia de Jairzinho! Em 1970, no México, foram sete gols e o jogador marcou em todas as partidas do Mundial, tornando-se o único a conseguir realizar o feito até hoje. Em 1974, na Alemanha, mais dois gols.
Flamengo domina as estatísticas no presente
Após o gol decisivo de Gonzalo Plata diante da Alemanha, o Flamengo chegou à terceira Copa do Mundo seguida com atletas da equipe autores de gols. O feito é algo inédito na história do clube carioca e acontece após um jejum 32 anos em que o clube não viu jogadores rubro-negros balançarem as redes em Copas.
Anteriormente, Arrascaeta e Guerrero tinham feito gols em Copas, contribuindo para as estatísticas rubro-negras. Guerrero marcou em 2018, na Rússia, e o uruguaio anotou dois contra a seleção de Gana. Em Copas, Leônidas é o jogador do Flamengo com mais gols: são sete.
