Dinheiro deixa de ser aceito nos ônibus municipais do Rio a partir deste domingo

Dinheiro deixa de ser aceito nos ônibus municipais do Rio a partir deste domingo

Os passageiros dos ônibus municipais do Rio terão uma mudança na forma de pagamento da tarifa a partir deste domingo (28). Os veículos deixarão de aceitar dinheiro em espécie e as integrações tarifárias do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Margaridas (BUM) passarão a ser exclusivas para usuários do aplicativo Jaé e do cartão preto vinculado ao CPF. 

Segundo a Prefeitura do Rio, a medida faz parte do processo de modernização da bilhetagem do transporte público municipal. Desde que a mudança foi anunciada, em 12 de maio, mais de 200 mil pessoas aderiram ao sistema Jaé. No mesmo período, o pagamento por PIX foi utilizado em mais de 345 mil embarques nos ônibus municipais.

 De acordo com a administração municipal, atualmente apenas 4% das viagens nos ônibus da cidade ainda são pagas em dinheiro, enquanto 96% dos passageiros já utilizam meios eletrônicos de pagamento.

Ferramenta do InfoMoney

Baixe agora (e de graça)!

 Com o fim da circulação de dinheiro nos coletivos, a tarifa poderá ser paga por meio do aplicativo Jaé, do cartão preto ou via PIX, diretamente nos validadores instalados nos ônibus. Segundo a prefeitura, o pagamento instantâneo está disponível em toda a frota e leva, em média, 27 segundos para ser concluído.

 A administração municipal ressalta, no entanto, que o pagamento por PIX é válido apenas para viagens unitárias e não dá direito aos benefícios de integração tarifária oferecidos pelo Bilhete Único Carioca e pelo Bilhete Único Margaridas.

 Outra mudança entra em vigor neste domingo para quem utiliza o cartão avulso do Jaé, conhecido como cartão verde. Embora ele continue válido para viagens simples e recargas, deixará de permitir integrações entre diferentes modais do transporte municipal.

 Para manter o benefício das integrações tarifárias, será necessário utilizar o aplicativo Jaé ou o cartão preto, vinculado ao CPF do passageiro. A orientação da prefeitura é que os usuários que ainda utilizam o cartão verde realizem o cadastro no sistema antes do fim do período de transição.

 Com o objetivo de facilitar a adaptação dos passageiros, a Prefeitura afirma ter ampliado a rede de atendimento do Jaé. Atualmente, o sistema conta com cerca de 1.600 pontos de atendimento entre bancas de jornal, estabelecimentos credenciados, bilheterias e máquinas de autoatendimento instaladas em estações do VLT, BRT e metrô, no trecho entre Jardim Oceânico e Botafogo. Desse total, mais de 500 pontos são bancas de jornal habilitadas para fornecer o cartão.

 Os usuários do cartão Jaé Gratuidade (amarelo) não serão afetados pelas mudanças e poderão continuar utilizando o mesmo cartão normalmente.

Continua depois da publicidade

 

Autor

  • Criador de Conteúdo | News Mudias

    Sou Murilo Vieira, criador de conteúdo especializado em tecnologia, games e dicas para o público digital. Com uma paixão por celulares, informática, esportes eletrônicos e jogos, compartilho informações úteis, análises detalhadas e recomendações para quem busca ficar por dentro do que há de mais recente nesses campos.

    Meu trabalho abrange desde os últimos lançamentos de celulares até dicas para quem joga games offline e PC leve, com o intuito de tornar a experiência de uso mais acessível e divertida. Além disso, faço conteúdo sobre os temas mais procurados, como Top 10, sempre trazendo algo novo e relevante.

    No News Mudias, o objetivo é fornecer um conteúdo diversificado e de fácil compreensão, com informações claras e objetivas. Meu compromisso é ajudar meus seguidores a se manterem informados, oferecendo o melhor em tecnologia e gaming de uma forma leve e interessante.

    Seja você um gamer, alguém buscando melhorar seu PC ou apenas curioso sobre as novidades da área de celulares, meus conteúdos são pensados para todas as suas necessidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *