Caminhamos para uma campanha política de baixíssimo nível, afetada por denúncias de corrupção. Vai ser um candidato acusando o outro, com fatos novos aparecendo toda hora. Assim como Flávio caiu após a divulgação de conversas com Vorcaro, vamos ver o que vai acontecer com Lula depois do episódio Jacques Wagner. Acredito que muita coisa vai surgir. Nenhum lado está livre – porque Vorcaro se comunicou apartidariamente – o negócio dele era dinheiro e influência. Comprou influência e prestígio em todos os partidos . E ainda tem a investigação da fraude do INSS, da qual o ministro André Mendonça também é o relator no STF. Se aparecer algo a respeito do filho do Lula, o Lulinha, que está morando na Espanha, vai ser outro baque na campanha. Temos que esperar o que os fatos vão dizer .
A corrupção está muito entranhada na política brasileira, nas elites de Brasília, em todos os poderes. Jacques Wagner indicou Guido Mantega e Lewandowski para o Banco Master e por aí se mede a influência que ele tinha dentro do Master e o que fez para ajudar pessoas importantes dentro do PT. Lula tinha tentado fazer Mantega presidente da Vale e não conseguiu. Negociações envolvendo dinheiro tomaram conta da política brasileira.
