Vilão na eliminação do Uruguai na Copa do Mundo ontem, o goleiro Fernando Muslera ficou três anos longe e voltou da aposentadoria da seleção para ser titular no Mundial.
A Espanha contou com um frangaço do goleiro Muslera e venceu o Uruguai por 1 a 0, em Guadalajara, e garantiu a liderança do grupo H da Copa do Mundo.
A derrota, na última rodada da fase de grupos, também causou a eliminação dos uruguaios, novamente na primeira fase.
O gol espanhol foi marcado por Álex Baena. Aos 41 minutos do primeiro tempo, ele girou batendo, viu a bola pingar no chão e passar entre as mãos de Muslera. No intervalo, o goleiro de 40 anos foi substituído pelo reserva Sergio Rochet.
Muslera foi, por anos, o goleiro titular do Uruguai. De 2009 até 2022 não houve um “rival” sequer que tenha ameaçado tomar o posto dele.
Mas, às vésperas da Copa do Qatar, após uma lesão, ele não voltou bem e viu Rochet, hoje no Internacional, ser titular na Copa. Mesmo assim, Muslera foi convocado e ficou no banco.
A partir dali foram três anos longe, inclusive com anúncio de aposentadoria da seleção em 2024.
Neste período, ele deixou o Galatasaray (TUR), onde se tornou um ídolo, para voltar ao futebol sul-americano e defender o Estudiantes (ARG) — é titular da equipe.
O experiente goleiro só foi testado de volta no gol da seleção uma vez antes da Copa do Mundo. Ele foi titular no empate por 1 a 1 com a Inglaterra, em Wembley, no final do mês de março. Foi o suficiente para garantir sua convocação para o Mundial.
Muslera tem recebido críticas sobre sua atuação na Copa. Além do gol da Espanha, o uruguaio falhou contra Cabo Verde e Arábia Saudita.
— Obviamente, nunca fui de me esconder; sempre fui de encarar as consequências — iniciou seu desabafo. — Esta é a forma mais próxima que tenho de falar com os uruguaios. Nunca imaginei que sofreria tanto por este esporte, especialmente com todo o trabalho que fiz, com a forma como me preparei.
