Argélia e Áustria ficaram no 3 a 3, na madrugada deste domingo, em Kansas City, e garantiram a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo. Os gols da partida foram marcados por Belghali e Mahrez (duas vezes), pela seleção argelina, e Arnautovic, Sabitzer e Kalajdžić pelo lado austríaco. O jogo ficou marcado por uma reta final agitada, com um gol de Mahrez aos 48 minutos do segundo tempo (3 a 2), e, logo na sequência, a Áustria empatou novamente com Kalajdžić. No fim, os dois lados comemoraram.
Com o resultado, a Argélia, que passou em terceiro, vai encarar a Suíça na próxima fase, enquanto a Áustria, na segunda posição, pega a Espanha. O empate entre as equipes confirmou a eliminação do Irã, que não conseguiu se manter entre os oito melhores colocados.
A seleção iraniana, que viveu um drama com um gol anulado por um impedimento milimétrico contra o Egito, na madrugada de sábado, passou o dia sem ter a definição de seu futuro na Copa do Mundo.
Para avançar de fase, o Irã precisava que ao menos um de três resultados: a Gana ganhar da Croácia (perdeu), RD Congo não vencer o Uzbequistão (ganhou) e que tivesse um vencedor entre Argélia e Áustria (empataram).
Além do fim dramático na competição, com a esperança da classificação — estava classificada até os 50 minutos do segundo tempo do jogo deste domingo, pouco antes da Áustria empatar novamente com a Argélia — a trajetória da seleção iraniana ficou marcada por restrições impostas pelo governo dos Estados Unidos.
Nas duas primeiras rodadas, contra Nova Zelândia e Bélgica, a delegação do Irã só teve permissão para viajar aos Estados Unidos 24h antes das partidas, e precisou deixar o país e retornar à sua base, no México, logo depois dos jogos.
A restrição foi alterada somente na terceira rodada, contra o Egito, quando o governo americano permitiu que a seleção chegasse ao país dois dias antes da partida.
