Eleito presidente da Colômbia neste domingo após superar Iván Cepeda, aliado do presidente Gustavo Petro, Abelardo de la Espriella disse, em seu primeiro discurso como eleito, que não vai “prometer milagres”, afirmando que a recuperação do “exigirá trabalho, disciplina e perseverança”. Ele também prometeu que não descansaria “um único dia até restaurar a Colômbia ao lugar de grandeza que ela merece”.
“Apelo a vocês para a reconciliação, porque o futuro não pertence mais a poucos privilegiados. O futuro pertence, mais uma vez, ao povo da Colômbia. Nesta nova era, todos os cidadãos comuns serão bem-vindos. Hoje, a terrível noite terminou, dando lugar à luz que nos aguarda nesta nação próspera. Segura, alegre e cheia de esperança. Esta será a pátria de todos os colombianos, de todas as religiões, a pátria de todas as comunidades ancestrais, de todos os jovens, avós, agricultores, empreendedores — uma pátria de todos, para todos”, disse de la Espriella, diante de milhares de seus apoiadores em Barranquilla.
Em sua fala, ele também afirmou que restabeleceria relações com todos os “países que respeitam a democracia” e que cortaria vínculos com “países que não respeitam a liberdade e o Estado de Direito”.
“A missão de reconstruir a esperança e um sistema de saúde que não deixe nosso povo morrer”, declarou o presidente eleito. “Esta nação é maior do que qualquer partido, maior do que qualquer ideologia. A Colômbia merece ser grande. Hoje, meus concidadãos, somos um só povo: cada um com suas diferenças, com seus objetivos, mas unidos por um mandato maior, o de reconstruir a nação desde seus alicerces.”
