A Defesa Civil Nacional afirmou que o alerta extremo recebido por moradores de diferentes estados na madrugada deste sábado foi resultado de uma invasão à plataforma oficial de envio de notificações do governo federal. Segundo o órgão, o sistema foi retirado do ar por volta de 1h30, depois que uma mensagem não autorizada foi disparada para celulares em diversas regiões do país.
Em nota oficial, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil informou que o alerta foi ordenado remotamente por alguém “alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”. O comunicado acrescenta que a principal hipótese é a de um ataque hacker e que a Polícia Federal será acionada para investigar o caso.
A mensagem chegou aos usuários com o nível de “Alerta Extremo”, categoria reservada para situações de grave risco à população e que costuma ser utilizada para avisar sobre eventos como enchentes, deslizamentos, tempestades severas e outros desastres naturais. Em vez de informações sobre uma ameaça iminente, porém, o texto trazia apenas a palavra “misantropia” — em alguns aparelhos escrita como “misantropi4” — o que gerou estranheza entre quem recebeu a notificação.
Segundo a própria Defesa Civil Nacional, “misantropia” significa “ódio à humanidade”. O termo, no entanto, não possui qualquer relação com o sistema de alertas ou com protocolos de proteção e defesa civil, o que reforçou a suspeita de que o conteúdo tenha sido inserido por um invasor.
