Com duas vitórias e um empate, a Espanha de Luiz de la Fuente avançou para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança do Grupo H. No jogo que assegurou a primeira colocação, os espanhóis venceram o Uruguai por 1 a 0 em uma partida dura e de poucas chances claras de gol.
— Hoje foi uma partida que nos colocou a prova, que mostra que podemos jogar nesse nível de intensidade e exigência, e o time sempre responde. Hoje mostramos que conseguimos jogar esse tipo de jogo e nos adaptar. Estamos muito contentes por isso, mas tristes pela lesão de Yeremy Pino, vamos ver a gravidade. — disse o treinador.
Na avaliação do comandante espanhol, a dificuldade de criação se deu pela pressão uruguaia, mas também pelas faltas cometidas que picotavam o jogo.
Foi complicado para trocar três, quatro passes, porque o Uruguai fazia uma pressão muito forte e quando conseguimos criar, eles faziam faltas, cortavam o ritmo do jogo. Então nos comportamos muito bem diante das necessidades e nao sofremos na defesa. Foi o necessário para ganhar.
Classificada em primeiro, a Espanha enfrenta o segundo colocado do Grupo J, posição disputada entre Áustria e Argélia, empatadas com três pontos, que se enfrentam no sábado, às 23h. Já o Uruguai, se despede da Copa do Mundo após a derrota.
